header-photo

ECOSSISTEMAS MARINHOS

(Este texto foi retirado do site do CI- Brasil)


Mares e oceanos abrigam ecossistemas singulares e riquíssimos em biodiversidade. Maiores e mais antigos que os terrestres, estes ecossistemas reúnem quase o dobro de filos animais. Os oceanos também garantem a sobrevivência na Terra, regulando as condições climáticas mundiais, assegurando o equilíbrio químico do planeta e disponibilizando recursos para suprimento das necessidades humanas, como alimentação e lazer. Apesar disso, os oceanos estão cada vez mais ameaçados pela ação do homem, que sobre-explora seus frágeis ecossistemas e coloca em risco suas espécies. Sua proteção é, portanto, prioritária.
Os ecossistemas marinhos brasileiros são complexos e únicos, abrangendo desde recifes de corais com elevados níveis de endemismo até extensas áreas de manguezais ainda preservadas. Contudo, menos de 0,4% desses ecossistemas são efetivamente protegidos. Conservá-los significa dar um importante passo para a manutenção da biodiversidade em nosso planeta.
O Programa Marinho da CI-Brasil, além de uma forte atuação na Região dos Abrolhos – área com a maior biodiversidade marinha conhecida no Atlântico Sul – está desenvolvendo estratégias para a conservação da biodiversidade marinha brasileira, focadas em ambientes recifais e manguezais. Para isso, a equipe do Programa participa da criação de Redes de Áreas Marinhas Protegidas; do estabelecimento de políticas ambientais; e de parcerias estratégicas para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis com comunidades costeiras.
Recentemente, o Programa Marinho passou a contar também com o apoio de empresas que desenvolveram linhas de produtos relacionados com temas marinhos, como as Havaianas e a The Graces. Estas parcerias ilustram a crescente preocupação do setor privado com a conservação dos oceanos no Brasil e no mundo. Ao comprar produtos destas linhas você estará apoiando o trabalho de conservação realizado pela CI-Brasil em Abrolhos, incluindo a realização de pesquisas científicas, apoio à criação e gestão de áreas marinhas protegidas e ações de desenvolvimento socioeconômico com as comunidades pesqueiras da região. Para saber mais sobre estas parcerias e como adquirir estes produtos clique em Havaianas ou The Graces.

0 comentários:

Postar um comentário